quinta-feira, 15 de abril de 2010

LCD Soundsystem - This is Happening

James Murphy, membro fundador e, na prática, único integrante do LCD Soundsystem estabeleceu-se na última década como o ídolo de uma legião de music geeks (uma categoria na qual, é bom deixar bem claro, eu me incluo). Primeiro porque suas canções fazem alusão – tanto suas letras quanto a própria música – àquelas referências obscuras que nós tanto amamos. Sua canção-manifesto de 2002, “Losing my Edge”, por exemplo, cita músicos como Pharaoh Sanders, Pere Ubu, Gil-Scott Heron e David Axelrod; quem conseguir listar 3 gravações de cada um ganha um prêmio. Mas, principalmente, porque, apesar de ter como fontes de inspiração obras que perdem no quesito “acessibilidade” para o Ulisses de James Joyce, ele ainda consegue gravar álbuns que delas herdam a originalidade, mas são tão acessíveis (e dançáveis) quanto um álbum de música disco.

Na manhã de terça-feira, seu álbum novo, This is Happening, que deveria ser lançado no dia 17 de maio, já circulava por toda a blogosfera e, apesar dos apelos misericordiosos de Murphy, minha ansiedade superou meu senso de certo e errado e eu, numa atitude que promete me deixar com a consciência pesada por uns 3 dias, baixei o disco. Se serve de consolo (para ele, já que na minha imaginação ele sabe português e lê o blog todos os dias), já é a terceira vez que eu o ouço, em seguida. E, sinceramente? Ainda não sei o que escrever. Talvez seja a nova década, talvez seja o fato de que esse álbum deve ser o último lançado sob o pseudônimo de LCD Soundsystem, a verdade é que esse não é o mesmo James Murphy de 2002.

Não que o álbum seja medíocre. Longe disso. O problema é que, querendo ou não, quando uma banda antiga lança um disco novo, há sempre uma expectativa. Isto é, já quando ele é ouvido pela primeira vez, existe uma lista de coisas que devem ser notadas e que são mais significativas do que outras. Eu já sabia até que piadinhas ia usar na resenha. E, diga-se de passagem, nesse caso, todos esses elementos estavam lá: as batidas disco, os samples obscuros, enfim, tudo o que foi listado no primeiro parágrafo. Mas o significado deles é completamente diferente.

Enquanto seu disco de 2002, LCD Soundsystem, abria com os berros rasgantes de Murphy em “Daft Punk is Playing at my House”, This is Happening abre com uma cantoria suave acompanhada de uma drum machine sutil com um leve toque de percussão africana. É bem verdade que os vocais exacerbados voltam à cena lá para o terceiro minuto da canção, introduzidos por uma explosão eletrônica reminiscente do trabalho anterior da banda, mas até a música chegar a esse ponto, o momento nostálgico já não causa o mesmo. Mesmo “Drunk Girls”, que, ao ser lançada como uma música à parte antes do próprio disco vazar, soava como um flashback aos compactos empolgantes do passado, torna-se outra música ao ser sanduichada entre a já mencionada primeira faixa e “One Touch”, um desfile de samples lisérgicos.

De novo, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Se esse fosse o CD de estréia de um grupo novo, eu não hesitaria em chamá-lo de genial e partir para uma daqueles discursos de reverência que agrada a nós, music geeks, provavelmente tanto quanto as referências obscuras do primeiro parágrafo. Mas não é. E, embora eu saiba que a música deve ser julgada somente por si só, é que é quase uma questão emocional quando um artista como Murphy trilha caminhos inesperados. Durante as 4 vezes que eu ouvi esse álbum (sim, enquanto eu escrevia a resenha deu tempo de ouvir mais uma vez), eu já o considerei tanto um dos melhores que eu já ouvi quanto uma tentativa esfarrapada de inovação. De verdade, o que eu acho não importa. Quer seja um bom disco ou o pior de todos os tempos, o fato é que esse é um dos discos mais interessantes que eu já ouvi. Chegue, então, às suas próprias conclusões.


OBSERVAÇÃO:
Aparentemente, James Murphy conformou-se com o vazamento do álbum e decidiu abraçar a idéia. O álbum novo pode, agora, ser ouvido na íntegra em seu site oficial.

3 comentários:

  1. Após eu ter ouvido "Drunk Girls" estava esperando por um bom álbum...sei que seria difícil repetir logo de cara algo do nível de "Sound of Silver", mas estava confiante,,,,

    ResponderExcluir
  2. cara, é muito verdade isso de esperar muito do album novo de uma banda antiga, senti na pele com o U2.
    Depois de ler fiquei com vontade de ouvir, mesmo não conhecendo muito o som de LCD Soundsystem ( diga-se de passagem, o pouco que conheço é por sua causa!).
    E alias, parabéns por ser o único blog que tem resenha sobre esse album (:
    Beijos!

    (Anna)

    ResponderExcluir
  3. (daquela que agora se sente confortável para comentar o seu texto ;) hasuhasuas)

    Eu adorei o seu final, Fed.
    E até baixei o cd (coisa que faço em uma frequencia não muito grande), só para poder tirar as minhas próprias conclusões.

    Mas apenas preciso dizer que eu prefiro o seu outro texto ("Desabafo"). Muito mais legal, muito mais polêmico, muito mais interessante :)

    Com carinho

    ResponderExcluir