sábado, 8 de maio de 2010

Contra, do Vampire Weekend

Imagine uma banda de meninos novinhos e nerdzinhos (todos eles são formados na Universidade de Columbia) que se cansaram dos padrões da música e resolveram misturar tudo, formando uma banda que tocaria para pessoas novinhas e nerdzinhas que estão cansados dos atuais padrões musicais.

Esse é o Vampire Weekend, uma banda que mistura de tudo um pouco, de percurssão africana, a sintetizadores, com solos de guitarra com uma voz quando quer suave, quando quer aguda, do vocalista e gênio criativo Ezra Koenig. Formada em 2006, o já haviam ganhado esses mesmos nerdzinhos com vários blogs espalhados pela rede. E hoje alcançam o grande público (se é que se pode pensar que o grande público gosta de sintetizadores e percurssões numa mesma música) com o novo álbum, Contra.

Caíram na graça dos críticos, caíram na graça do público, e se tornaram mais uma banda indie que ganha o mundo pop. O álbum não tem muita ousadia, na essência é muito parecido com o primeiro, que leva o nome da banda, mas arremata uma ou duas surpresas. A guitarra e a bateria ganham peso incrível, o que o difere um pouco do primeiro CD. Em suma, mais uma master piece do quarteto nova-iorquino. Talvez o fato de que eles estejam mais pop explica a aparição de um Jonas Brothers e do ator Jake Gyllenhaal no ultimo clipe, da notável música "Giving Up The Gun". (clique para ver o clipe).

Essa música, na minha modesta opinião como uma das nerdzinhas que foi conquistada pela banda logo em seus primórdios, sintetiza o que a mesma tenta passar nesse novo álbum. Primeiro porque a bateria mostra como vem mais forte nesse novo álbum, assim como as guitarras (mesmo nada sendo comparado com a música "Cousins" , onde ouvimos a guitarra plenamente presente), juntamente com as percurssões e os sintetizadores. O baixo dá um ritmo diferente para a música e a voz de Ezra aparece de forma suave. Uma junção quase que perfeita de todos os elementos que a banda costuma usar. Outra música digna de ser ouvida, que chega até a acrescentar novos elementos (como violinos), é "Taxi Cab". Parece incrível, mas você se sente dentro de um taxi com essa faixa. Espero que essa fosse a intenção.

Ganhando as graças do público e da crítica ou não, o Vampire Weekend continua inovando em seu novo álbum como inovou no primeiro. Suas referências diferenciam da banda em ritmo e letra, e é impossível não notar a diferença deles em comparação com as demais bandas da atualidade, que soam tão iguais umas as outras. Em suma, ouvir o CD novo do Vampire Weekend é mais ou menos como colocar uma banda de rock com temas nova-iorquinos no meio de um ritual de uma tribo Africana.

RECOMENDAÇÃO
Como hoje é sábado e muitas pessoas devem sair por ai, fica a dica para não ouvir Contra antes de sair. Você vai querer ficar em casa ouvindo-o e tomando chocolate quente ao invés disso.

5 comentários:

  1. Eu não concordo com vc,mas acho q cada um tem sua opinião a dizer, e se vc acha q eles são "nerdzinhos" só pq se formaram na faculdade...Bom...Eu não tenho nada a argumentar com isso...

    ResponderExcluir
  2. Você de uma certa forma, acabou rotulando os meninos...nerdzinhos e navaiorquinos,tadinhos!entenda que vc também é uma nerdzinha paulistana, mas gostei do clip que vc recomendou. Já tinha ouvido algo deles, tbm achei interesante.Só posso fazer uma observação? Vc escreve muito bem, mas tente ser menos repetitiva.Seus textos em alguns momentos chegam ao limite da redundância, mas tá legal, tá começando é aceitável. Gosto do blog ( tenho seguido com frequência) e gostei do seu texto, ah em tempo, de vc tbm, muito linda menina!
    se cuida!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Hum, não conhecia, valeu! Um Jonas Brothers mais sofisticado eu diria, nem vi nada de ohh!!!que incrível cara! Mas gosto de conhecer bandas novas, independente da "total" qualidade...são razoáveis eu diria. Mas então, vcs vão cobrir a virada cultural?

    da horinha o blog,parabéns a tds!

    ResponderExcluir
  4. Digo que gosto de Vampire Weekend (conheci por meio de um filme chamado Nick And Norah's Infinite Playlist, principalmente por Ottoman), mas foi com expectativa demais - devido a Cousins e Campus - que ouvi o disco inteiro, e acabei me desiludindo =/ Ainda assim continuo ounvindo pelo prazer de algo diferente. E merecia citar o clipe de Cousins - genial!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o repetitivo... Não me apeteceu o Jonas Brothers recauchutado...

    ResponderExcluir